27/9/2012 - Comprar um imóvel exige cuidados



Na hora de comprar ou alugar um imóvel, alguns cuidados devem ser observados para evitar imprevistos ou prejuízos por parte do comprador.



O primeiro passo a tomar no caso de compra de imóvel é procurar a assessoria profissional de um corretor de imóveis credenciado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Além de lhe auxiliar a encontrar o imóvel ideal, o corretor irá lhe ajudar na parte burocrática que envolve a aquisição do bem.

Após encontrar o imóvel que atende suas necessidades, verifique se possui condições financeiras para a compra ou se será necessário realizar um financiamento. Caso opte pelo financiamento, recomenda-se simular antes e verificar a melhor maneira de quitar a dívida, sem comprometer o orçamento familiar.

Alguns bancos fornecem simuladores online, onde é possível incluir seus dados e os do imóvel, e assim definir qual a melhor opção de financiamento, além de lista com toda a documentação para efetuar a transação.

Outro ponto importante é verificar documentos que são de extrema importância e garantem a certeza de concretização do négocio.

Para dar andamento nestes serviços, procure um cartório de registro de imóveis. Nele, estão todas as informações sobre o imóvel, seu histórico e sua atual situação.

Os principais serviços executados no cartório são os de registro do imóvel, matrícula e averbação de atos.

O registro declara quem é o proprietário do imóvel; a matrícula é o processo que individualiza o imóvel, cita suas características; e a averbação, as alterações de documentações ocorridas, como mudança de nome dos proprietários.

Antes de dar entrada nestes documentos, providencie uma escritura que comprove a compra e venda do produto. Sem a escritura você não poderá registrar o imóvel no Registro Geral e sem este registro, pela lei o imóvel ainda não será seu.

Não se esqueça: procure sempre a assessoria de um profissional credenciado pelo CRECI, só assim você fará um negócio seguro.


* Veja mais notícias sobre marketing imobiliário no Portal VGV: www.portalvgv.com.br


twitter facebook linkedin

Hebrom e Muram Construtora - Todos os direitos reservados.
Rua dos Lírios, 89 - Jd. Maria Cecília - São Bernardo do Campo-SP - CEP 09720-500 - Telefone (11) 4332-6627